Práticas 
 
 
 
   




CATA LETRAS

Exercício de grupo em torno do Cata Letras, um jogo do site Cata Livros cujo objectivo é a descoberta de palavras escondidas (semelhante ao «jogo da forca»). A actividade inclui também a audição da história que serve de base à versão do jogo escolhida. Pretende-se com este jogo abordar e dar a conhecer de forma leve os textos a partir dos quais as versões do Cata Letras foram feitas e mostrar aos destinatários do exercício um jogo de palavras simples que depois poderão repetir sozinhos ou acompanhados por outras pessoas.

Áreas Temáticas:  Leitura dinâmica, Inferências, Alargamento do campo lexical
Faixa Etária:  Leitores Iniciais, Leitores Medianos
 
DETETIVE

Proposta de actividade em grupo à volta do jogo Detetive, disponível no Cata Livros em versões feitas com textos de vários álbuns para a infância. A actividade consiste na leitura do livro correspondente à versão do jogo escolhida e à sua posterior resolução. O Detetive propõe a leitura de textos seleccionados do livro e a identificação de «frases intrusas» neles (que não estão nos textos originais).

Áreas Temáticas:  Leitura dinâmica, Inferências
Faixa Etária:  Leitores Iniciais, Leitores Medianos
 
SINÓNIMOS ANÓNIMOS

Proposta de actividade de grupo elaborada a partir do jogo Sinónimos anónimos, disponível no site Cata Livros. O jogo está disponível em diferentes versões, feitas a partir de vários livros, também eles disponíveis no Cata Livros. A presente actividade propõe a leitura no computador do livro correspondente à versão do jogo e posterior realização do mesmo sob a forma de um concurso disputado por três ou mais equipas. Esta actividade, para além de promover o contacto e o conhecimento do livro, permite aos seus participantes alargarem o seu vocabulário, treinarem e descobrirem conceitos como o de «sinónimo» ou «metáfora» e melhorarem a sua capacidade de trabalho em equipa.

Áreas Temáticas:  Leitura dinâmica, Alargamento do campo lexical, Exercícios de interpretação
Faixa Etária:  Leitores Iniciais, Leitores Medianos
 

Pesquisa Global

Leia antes de usar
Quem somos
Perguntas Freq.
Glossário
Mapa do sítio
Links
 
2007 © Fundação Calouste Gulbenkian : contacto    |    Engineered by Magnete    |    Design Santa Comunicação