Os livros da minha infância 
 
 
 
   
Enciclopédias de História, Geografia e Ciências Naturais

Júlio Verne, Jonathan Swift, Daniel Defoe, Mark Twain, Emilio Salgari, Charles Dickens, Condessa de Ségur, Enid Blyton, Rudyard Kipling

Escotismo para Rapazes, Robert Baden-Powell

Disney, Tintin, Astérix, Lucky Luke, Turma da Mónica, Major Alvega, Mamselle X, ENE3

O Papalagui, Tuiavii de Tiávea


Nuno Marçal


Nasceu em 1974 em Castelo Branco. É bibliotecário da Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova desde 2003, e responsável, desde 2006, pelo seu projecto de Biblioteca Ambulante, a Bibliomóvel, que se desloca pelas povoações das seis freguesias do concelho de Proença-a-Nova com o intuito de divulgar o livro e a leitura.
O poder dos sonhos


Era uma vez um menino sonhador, sonhador como todos os meninos de 10 anos, que vivia uma relação muito forte com os livros, fruto da grande insistência por parte dos seus pais, que desde muito cedo incentivaram e alimentaram essa cumplicidade. Desde os livros de pano até às enciclopédias de História, Geografia e Ciências Naturais, passando pelas aventuras de Júlio Verne, Jonathan Swift, Daniel Defoe, Mark Twain, Emilio Salgari, Charles Dickens, Condessa de Ségur, Enid Blyton, Rudyard Kipling, o Escotismo para Rapazes e sem esquecer a banda desenhada: Disney, Tintin, Astérix, Lucky Luke, Turma da Mónica, Major Alvega, Mamselle X, ENE3 e afins… todos foram presentes assíduos em aniversários e períodos natalícios. Quando acabou a 4ª classe, esse menino recebeu do seu professor uma prenda, que, apesar de não lhe ser desconhecida, porque era um livro, lhe causou alguma estranheza, em grande parte por não compreender o respectivo enredo: o livro relatava as aventuras e perplexidades de um chefe índio de uma ilha dos Mares do Sul trazido por uns missionários para um qualquer país ocidental; este confronto entre a visão do chefe índio e tantas das incongruências da nossa vivência ocidental confundiu, e de que maneira, a jovem e sonhadora mente desse menino. O livro era O Papalagui.
Pesquisa Global

Leia antes de usar
Quem somos
Perguntas Freq.
Glossário
Mapa do sítio
Links
 
2007 © Fundação Calouste Gulbenkian : contacto    |    Engineered by Magnete    |    Design Santa Comunicação