Arquivo de notícias 
 
 
 
   
   
19-09-2012
Cata Livros destacado

O Cata Livros mereceu uma breve menção no relatório do EU High Level Group of Experts in Literacy, lançado em Setembro de 2012 e no qual, pela primeira vez, é feita uma avaliação dos hábitos leitores e níveis de literacia na União Europeia. Apelidado «Book Digger» pelo relatório, o Cata Livros é apresentado como plataforma on-line pensada para familiarizar as crianças com a literatura de uma forma interactiva. Relatório disponível aqui.
24-03-2011
CATA LIVROS

O CATA LIVROS já abriu as portas aqui! O site, desenvolvido pela equipa da CASA DA LEITURA, terá actualização regular, destina-se a jovens leitores e tem por objectivo usar a internet para os aproximar de um conjunto de títulos essenciais da literatura para infância e juventude, com destaque para a produção nacional, num modelo que, sem perder rigor científico, assenta no carácter lúdico e interactivo das narrativas e desafios propostos. Veja aqui a reportagem da Fundação Calouste Gulbenkian sobre o CATA LIVROS.
24-01-2011
«Contos e desenvolvimento infantil» - formações e workshop


Entre Fevereiro e Abril decorrem na APIA (Associação de Protecção à Infância da Ajuda) algumas formações e um workshop sobre «Contos e Desenvolvimento Infantil», ministrados por Ana Mourato, Psicóloga Educacional/Mestre em Educação e Leitura e Coordenadora do Projecto «Ouvir o Falar das Letras».

«O conto como mediador do desenvolvimento infantil – projectos de intervenção» é a primeira das três formações. Decorrerá no dia 26 de Fevereiro e tem como objectivos «identificar as potencialidades expressivas, mediadoras e transformadoras do conto para o desenvolvimento psico-afectivo e social» e apresentar projectos de intervenção que se servem da literatura infantil como «mediador e espaço continente para o desenvolvimento».

A segunda acção, com o título «Os contos, os lobos e os medos organizadores da infância», pretende desenvolver uma reflexão colectiva «acerca do tema dos medos no universo do desenvolvimento infantil» e acontecerá a 15 e 16 de Março.

A terceira formação, agendada para os dias 30 e 31 de Março e subordinada ao tema «Selecção do livro infantil adequado às diferentes etapas do desenvolvimento», procurará «identificar as potencialidades de um livro infantil no campo do desenvolvimento cognitivo, psico-afectivo e social», apresentando contos associáveis às diferentes etapas desenvolvimentais.

Por fim, de 4 a 9 de Abril tem lugar o workshop «Literatura Infantil – dinâmicas para contar, criar contos e mediar grupos», onde serão apresentados diversos contos e livros infantis, tratadas técnicas e experiências que enriqueçam o acto de contar, abordados diferentes métodos de construção de contos e analisados métodos de mediação.

Todas as acções se destinam ao público adulto, sendo compostas por um máximo de vinte formandos. As três formações têm uma duração de seis horas e um custo de 35 euros; já o workshop, de 18 horas no total, custa 85 euros. A pré-inscrição nestas acções deverá ser feita por telefone (965632165). Mais informações.
12-01-2011
«O conto como mediador do desenvolvimento emocional» - formação no ISPA

O ISPA promove «O conto como mediador do desenvolvimento emocional», acção de formação concebida para vinte formandos que decorrerá de 12 de Março a 23 de Julho. O curso, ministrado por Ana Mourato e Maria Teresa Sá (ambas da área da psicologia e com experiência no campo da animação), tem um custo de 360 euros.
O curso destina-se a psicólogos, psicoterapeutas e finalistas do mestrado integrado de Psicologia e procura explorar as potencialidades do conto para o desenvolvimento psico-afectivo e social, «aprofundar os contributos das teorias psicológicas, psicologia do desenvolvimento, psicanálise e psicologia de grupo como fundamento para o uso do conto no trabalho com grupos» e desenvolver metodologias, materiais e trabalho prático de intervenção com grupos, utilizando o conto como mediador.

A duração do curso é de 50 horas e as aulas decorrerão em alguns sábados dos meses de Março a Julho, das 9h30m às 12h30m (com excepção dos dias 16 e 23 de Julho, em que o curso se estenderá pela tarde, até às 16h30m).

Os formandos receberão um certificado de formação, desde que compareçam a pelo menos quinze sessões de formação e que entreguem os elementos de avaliação solicitados. Mais informações.
03-01-2011
Dezembro 2010

Em Dezembro, a Casa acolheu 44 novos livros: 25 repartidos pelos quatro «Mochos», seis Livros de Outras Casas do Mundo, um título nos Livros de Casas Lusófonas e doze obras na Bibliografia do ABZ. Debruçámo-nos, entre outros assuntos, sobre os comportamentos interactivos mãe-criança em situação de leitura conjunta com quatro novas Orientações Teóricas e em cinco Práticas sugerimos mais actividades que ajudam a explicar aos pequenos leitores temas como a família, os afectos e a sexualidade. Recordámos as jovens leituras de três personalidades nos livros da Minha Infância e ficámos a conhecer um pouco melhor o escritor Alexandre Honrado numa entrevista para as Vidas e Obras. Actualizámos a bibliografia recomendada pelo portal, que agora inclui os 39 títulos inseridos na secção de Bibliografia desde Setembro até ao final do ano de 2010.
13-12-2010
Promoção da compreensão leitora em dois livros on-line

A compreensão da leitura é o assunto em destaque em dois novos livros-guias destinados a professores do 1º e 2º ciclos. Apresentando programas de intervenção com os alunos destes níveis de escolaridade, os volumes foram concebidos por uma equipa que inclui, entre outras, as investigadoras Fernanda Leopoldina Viana e Iolanda da Silva Ribeiro, têm chancela da Almedina e estão disponíveis apenas on-line, podendo ser consultados no Repositórium da Universidade do Minho.

O Ensino da Compreensão Leitora – Da teoria à prática pedagógica propõe um programa de promoção da compreensão leitora para os 3.º e 4º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico, onde se traçam como objectivos principais o desenvolvimento das competências de compreensão leitora, de estratégias de leitura e da metacompreensão. «[…]este livro ensina professores a ensinar seus alunos a compreender textos. Ao aprender a compreender, os alunos, por sua vez, serão capazes de compreender para aprender, no sentido de entenderem os conteúdos das mais diversas áreas do conhecimento; pois, como dito pelas autoras: aprender a compreender torna mais fácil o saber.» (do prefácio) Consulte-o aqui.

Compreensão da Leitura – Dos modelos teóricos ao ensino explícito sugere também um programa de promoção da compreensão da leitura, desta feita para o 5º e 6º anos de escolaridade (2º Ciclo do Ensino Básico). «A forma como o programa concebe as estratégias de promoção da compreensão faz da leitura um processo de descoberta e resolução de problemas, que, por sua vez, evidencia o carácter de prazer a que o acto da leitura deve estar associado. A estrutura e sequência do programa, bem como a articulação das tarefas propostas para cada sessão estão muito bem concebidas, são apresentadas de forma clara, e tornam o programa de fácil aplicação.» (do prefácio) Tenha acesso à obra aqui.

A par destes, a Almedina publicou também um volume destinado aos alunos, disponível em suporte papel.
03-12-2010
Novembro 2010

Em Novembro, a Casa acolheu 29 novos livros: treze divididos pelos quatro «Mochos», oito Livros de Outras Casas do Mundo e oito títulos na Bibliografia do ABZ. Abordámos questões como o trabalho escolar e extra-escolar feito pelos alunos com os livros do Plano Nacional de Leitura e o didactismo das obras de aventuras de Ana de Castro Osório em três novas Orientações Teóricas e com outras tantas Práticas persistimos em temáticas como a diferença, a família, a gravidez e a sexualidade. Houve ainda espaço para as brincadeiras e leituras jovens de três ilustradores nos Livros da Minha Infância, bem como para uma reunião da obra infantil e juvenil de Alexandre Honrado num novo Tema.
25-11-2010
IV Prémio Internacional Compostela

Está aberto o concurso para o IV PRÉMIO INTERNACIONAL COMPOSTELA para álbuns ilustrados. Os trabalhos apresentados deverão ser originais, inéditos e escritos em qualquer uma das línguas oficiais da Península Ibérica. A data limite para a entrega de trabalhos é 28 de Fevereiro, sendo a obra vencedora anunciada a 1 de Abril. O prémio, atribuído pelo Departamento de Educação do Município de Santiago de Compostela em conjunto com a editora Kalandraka, tem um valor de 12 000 euros. Entre os membros do júri desta edição está o conhecido artista italiano Roberto Innocenti.

O concurso é aberto a um ou mais autores de texto e desenho, de qualquer nacionalidade, devendo os concorrentes assinar os respectivos originais com um lema ou pseudónimo.

Os originais a concurso, podendo ser apresentados «em qualquer dimensão, técnica e formato», deverão ter uma extensão máxima de 40 páginas e enquadrar-se na categoria de álbum ilustrado: «um livro em que a narrativa seja contada através de imagens e texto, de tal forma que ambos se complementem». Não serão aceites adaptações de outros originais ou títulos já premiados ou distinguidos com menções noutros concursos.

O original premiado será anunciado a 1 de Abril de 2011, no âmbito da XI Campanha de Animação à Leitura, uma iniciativa da Câmara Municipal de Santiago de Compostela. A obra vencedora será publicada em todas as línguas oficiais peninsulares, pela Kalandraka, no mês de Outubro de 2011. A editora tem também prioridade sobre a publicação dos trabalhos agraciados pelo júri do Prémio com uma menção honrosa; este privilégio é detido pela editora durante um ano. Mais informações.
24-11-2010
Livraria infantil Cabeçudos - inauguração

A livraria CABEÇUDOS é inaugurada em Lisboa a 27 de Novembro, pelas 15 horas. Dedicada exclusivamente à divulgação da literatura infantil, procura ser um espaço alternativo para pais e filhos, e acompanhar os seus jovens clientes e respectivas leituras. Está no Parque das Nações, perto da Torre Vasco da Gama, na Rua Comandante Cousteau, Lote 4.04.01, Loja A. Para mais informações, contacte: 218 005 184 ou info@cabecudos.com.
19-11-2010
Homenagem a Matilde Rosa Araújo

MATILDE ROSA ARAÚJO é homenageada a 25 de Novembro, pelas 18 horas, na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro (Telheiras). «Matilde Rosa Araújo – Senhora de tantos tesouros» reunirá familiares, amigos e especialistas em literatura infantil para recordar a escritora e a sua obra. O programa compreende uma feira do livro dedicada à autora, duas comunicações (por Ana Margarida Ramos, Leonor Riscado e Jorge Silva), a leitura de poemas por Maria Barroso Soares e a apresentação de dois livros da autora: uma reedição de O Livro da Tila e o inédito . Mais informações.
[ 1 - 10 ] de 204     próxima »
Pesquisa Global

Leia antes de usar
Quem somos
Perguntas Freq.
Glossário
Mapa do sítio
Links
 
2007 © Fundação Calouste Gulbenkian : contacto    |    Engineered by Magnete    |    Design Santa Comunicação