logotipo casa da leitura e gulbenkian
Pesquisa Global

Leia antes de usar
Quem somos
Perguntas Freq.
Glossário
Mapa do sítio
Links
Descubra a bibliografia de
literatura infantil e juvenil
de Alexandre Honrado
Experimente cinco novas práticas de promoção da leitura aproveitando o Cata Livros
 
Em Dezembro, a Casa acolheu 44 novos livros: 25 repartidos pelos quatro «Mochos», seis Livros de Outras Casas do Mundo, um título nos Livros de Casas Lusófonas e doze obras na Bibliografia do ABZ. Debruçámo-nos, entre outros assuntos, sobre os comportamentos interactivos mãe-criança em situação de leitura conjunta com quatro novas Orientações Teóricas e em cinco Práticas sugerimos mais actividades que ajudam a explicar aos pequenos leitores temas como a família, os afectos e a sexualidade. Recordámos as jovens leituras de três personalidades nos livros da Minha Infância e ficámos a conhecer um pouco melhor o escritor Alexandre Honrado numa entrevista para as Vidas e Obras. Actualizámos a bibliografia recomendada pelo portal, que agora inclui os 39 títulos inseridos na secção de Bibliografia desde Setembro até ao final do ano de 2010.
O Cata Livros mereceu uma breve menção no relatório do EU High Level Group of Experts in Literacy, lançado em Setembro de 2012 e no qual, pela primeira vez, é feita uma avaliação dos hábitos leitores e níveis de literacia na União Europeia. Apelidado «Book Digger» pelo relatório, o Cata Livros é apresentado como plataforma on-line pensada para familiarizar as crianças com a literatura de uma forma interactiva. Relatório disponível aqui.
O CATA LIVROS já abriu as portas aqui! O site, desenvolvido pela equipa da CASA DA LEITURA, terá actualização regular, destina-se a jovens leitores e tem por objectivo usar a internet para os aproximar de um conjunto de títulos essenciais da literatura para infância e juventude, com destaque para a produção nacional, num modelo que, sem perder rigor científico, assenta no carácter lúdico e interactivo das narrativas e desafios propostos. Veja aqui a reportagem da Fundação Calouste Gulbenkian sobre o CATA LIVROS.
2007 © Fundação Calouste Gulbenkian : contacto    |    Engineered by Magnete    |    Design Santa Comunicação
Visitas: 21269135