Laboratórios 
 
 
 
   
DOIS BRAÇOS PARA EMBALAR, UMA VOZ PARA CONTAR - Balanço da 1.ª e 2.ª acções
Susana Silvestre
E-mail: bmdd@cm-odivelas.pt

Dois braços para embalar, uma voz para contar é um laboratório de sensibilização para a leitura, dinamizado na Biblioteca de Odivelas e destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 9 meses e os 3 anos, acompanhadas de um adulto significativo. Para a avaliação das acções 1 e 2 realizou-se um inquérito por questionário aos 22 pais participantes e um inquérito por entrevista a 8 pais, seleccionados aleatoriamente. Os dados sugerem que o contacto, desde cedo, com os livros promove as relações de afecto e de cumplicidade entre pais e filhos, fomenta o hábito de contar histórias e estimula a concentração e a memória das crianças.
MAIS UM ANO A EXPERIMENTAR
Cristina Taquelim
E-mail: bibliotecamunicipaldebeja@cm-beja.pt

Avaliação dos dois programas (Programa de Leitura em Rede Escolar e Rotas de Leitura) dos serviços de infância da Biblioteca Municipal de Beja criados à luz das mais recentes abordagens teóricas, da evolução técnica da equipa e das mudanças de contexto.
Nota: o documento (em baixo) é bastante pesado. Talvez o mais indicado seja descarregá-lo no computador e abri-lo a partir daí.
DENTRO DOS SACOS
Cristina Taquelim
E-mail: bibliotecamunicipaldebeja@cm-beja.pt

Aqui se apresentam algumas das produções desenvolvidas em Beja ao longo de um ano com grupos escolares, dinamizadas na biblioteca pelas técnicas que acompanharam os grupos, e lançadas na sala de aula pelas docentes.
DOIS BRAÇOS PARA EMBALAR E UMA VOZ PARA CONTAR
Susana Silvestre/Casa da Leitura
E-mail: bmdd@cm-odivelas.pt

Destinado a crianças com idades compreendidas entre os 9 meses e os 3 anos, acompanhadas de um adulto significativo, este é um laboratório de sensibilização para a leitura, dinamizado na Biblioteca de Odivelas. Com as histórias sempre presentes, de modo a estimular a concentração e memorização da criança, o projecto visa ainda a criação de laços de afecto, cumplicidade e comunicação entre pais, filhos e livros, em espaço e ambiente descontraídos.
LIVROS ANDARILHOS
Cristina Taquelim/Casa da Leitura
E-mail: bibliotecamunicipaldebeja@cm-beja.pt

Livros Andarilhos organiza-se em torno de sacos de leitura e de uma parceria, formalizada com um contrato de leitura entre uma biblioteca pública, o docente, a família e a criança. Dirige-se a grupos do pré-escolar ao primeiro ciclo. Este laboratório sistematiza e avalia resultados de um projecto que assenta em práticas continuadas de mediação leitora centradas no livro e desenvolvidas em contexto escolar pela Biblioteca Municipal de Beja José Saramago.
CLUBES DE LEITURA DE PAIS E FILHOS
Cristina Taquelim/Casa da Leitura
E-mail: bibliotecamunicipaldebeja@cm-beja.pt

Integrados no programa Rotas de Leitura, estes clubes possuem carácter semanal ou quinzenal e pretendem criar contextos de relação em torno do livro, suportados pelas dinâmicas familiares e estimulados por mediadores qualificados. Este laboratório sistematiza e avalia resultados de um projecto desenvolvido pela Biblioteca Municipal de Beja José Saramago no âmbito de práticas continuadas de mediação leitora, em contexto extra-escolar, envolvendo pais e filhos.
O LIVRO EM VIAGEM OU A VIAGEM DO LIVRO
Cristina Taquelim/Casa da Leitura
E-mail: bibliotecamunicipaldebeja@cm-beja.pt

O projecto assenta em clubes de leitura que funcionam em horário pós-lectivo e com carácter facultativo. Tem como eixo bolsas de leitura itinerantes, dinamizadas pela equipa da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Alentejo, sem a presença do docente titular da turma. Este laboratório sistematiza e avalia os resultados das práticas continuadas de mediação leitora desenvolvidas por uma biblioteca escolar e centradas no livro.
Pesquisa Global

Leia antes de usar
Quem somos
Perguntas Freq.
Glossário
Mapa do sítio
Links
 
2007 © Fundação Calouste Gulbenkian : contacto    |    Engineered by Magnete    |    Design Santa Comunicação