Leia antes de usar 
 
 
 
   
   
 

Este site está optimizado para o Sistema Operativo Windows 2000/XP com Internet Explorer 6.0. Resolução de ecrã: 1024 x 768 [ou superior].
 
Para visualizção de todas as funcionalidades recomenda-se a instalação do seguinte software:
Adobe Acrobat
download em:
http://www.adobe.com/br

Java

download em:

http://java.com/java/download/index.jsp
Flash Player
download em:

http://www.adobe.com/shockwave/download/download.cgi?P1_Prod_Version=
ShockwaveFlash
 .

A Casa da Leitura nos seus distintos níveis de leitura, oferece não apenas a recensão de mais de 1400 títulos de literatura para a infância e juventude, organizados segundo faixas etárias e temas, com actualização periódica semanal, como desenvolve temas, biografias e bibliografias. Tudo dirigido preferiencialmente a pais, educadores, professores, bibliotecários, enfim, a mediadores de leitores. Em simultâneo, responde às dúvidas mais comuns sugerindo um conjunto de práticas destinadas às famílias e aos mediadores.

O Serviço e Orientação da Leitura é o site que reúne o essencial da informação acerca das edições (recentes, sobretudo, mas também as clássicas, nalguns casos até de língua estrangeira) do vasto ramo da literatura para a infância e juventude, acessível através de uma Montra (com destaques para as quatro categorias) onde cada título é depois apresentado, nalguns caso com desenvolvimento em comentário e acompanhado da respectiva capa e de uma dupla página do miolo do livro, quando este é ilustrado.             Se não visualizar os “mochos” no topo do ecrã, por favor veja o primeiro ponto.          Outras secções completam de modos distintos esta informação básica, com um inquérito a várias personalidades em torno dos seus livros de infância, desenvolvimento de temas de modo acessível, tratamento bio-bliográfico de escritores e ilustradores, livros importantes não traduzidos.
Algumas destas secções possuem complementos informativos descarregáveis em pdf.

Os livros estão organizados em quatro categorias base (pré-leitores, leitores inciais, leitores medianos, leitores autónomos), distribuídas por vários temas, indicados na parte inferior das fichas ou acessíveis através da pesquisa global. É possívelainda ter acessoà totalidade dos títulos tratados clicando em «Listar Todos» na página de destaque de cada um dos "mochos". Atendendo ao facto de o desenvolvimento das competências leitoras ser diferente de criança para criança, e portanto a idade não ser indicador do nível de leitura, procurou-se, através das categorias indicadas, apresentar diferentes perfis de desenvolvimento da relação dos leitores com os livros, funcionando como indicação para os mediadores e incentivo para o progresso das crianças. Para mais informações ver as perguntas frequentes ou solicitar esclarecimentos.
As editoras são convidadas a usar o dístico «Aconselhado por Gulbenkian/Casa da Leitura» descarregável aqui.
ABZ da Leitura é a outra área dedicada preferencialmente aos mediadores e especialistas, ainda que de acesso livre. Além da bibliografia específica, seleccionada segundo uma avaliação criteriosa das carências nacionais na área e permitindo a publicação da investigação nacional, são disponibilizadas orientações teóricas, informações sobre projectos no terreno, ou como os desenvolver, e, sobretudo, os diferentes laboratórios – espalhados pelo país e distribuídos por vários contextos e idades – que testam no terreno as numerosas sugestões práticas apresentadas.
Na secção «Projectos» encontra ainda links para outros lugares que levam as questões a leitura a sério.
Algumas destas secções possuem complementos informativos descarregáveis em pdf.
Além das notícias que poderá acompanhar em baixo na página de abertura e ver mais desenvolvidas no «Arquivo de notícias», possui, em cima no lado direito do ecrã, um conjunto de serviços de apoio: «quem somos», que apresenta a equipa com respectivos contactos; as «perguntas frequentes» (se não visualizar esta secção completamente, veja, por favor, o primeiro ponto); um «glossário» que decifra termos mais específicos; e um «mapa do sítio» que lhe permitirá orientar-se em qualquer ponto onde esteja.
O portal possui dois motores de pesquisa, um na secção «Bibliografia» destinado apenas ao site ABZ e uma «Pesquisa global», acessível de qualquer ponto, no lado direito do ecrã. Os resultados surgem distribuídos primeiro pelos "mochos" do SOL e só depois surgem as áreas incluídas no ABZ. Se procura algum título incluído no ABZ ele só aparecerá no final pelo que deve percorrer todas as páginas de resultados.
O uso destes conteúdos é livre e estimulado, desde que citada a fonte, excepto nos casos devidamente indicados.


Pesquisa Global

Leia antes de usar
Quem somos
Perguntas Freq.
Glossário
Mapa do sítio
Links
 
2007 © Fundação Calouste Gulbenkian : contacto    |    Engineered by Magnete    |    Design Santa Comunicação