Quem somos 
 
 
 
   
   
 
 


Ana Margarida
Ramos

(Ílhavo, 1972)
 
 
ANA MARGARIDA RAMOS é professora auxiliar do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, onde lecciona disciplinas da área da Literatura Portuguesa e da Literatura para a Infância. É doutorada em Literatura com uma tese intitulada «Os monstros na literatura de cordel portuguesa do século XVIII» (Universidade de Aveiro, 2005). Tem apresentado várias comunicações em colóquios e congressos nacionais e internacionais. É membro da comissão científica da revista Malasartes: Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude, com a qual colabora assiduamente. Integra, como investigadora, a equipa da Rede Temática de Investigação Ibérica «As Literaturas Infantis e Juvenis do Marco Ibérico» (www.usc.es/lijmi). Publicou vários livros, dos quais se destacam As Portas do Cerco ou a viagem pelas fronteiras do romance, do tempo e da história (Principia, 1999), Percursos de Leitura na Obra de Sophia (Asa, 2003), Livros de Palmo e Meio – Reflexões sobre literatura para a infância (Caminho, 2007) e Os monstros na literatura de cordel portuguesa do século XVIII (Colibri/IELT, 2009).

E-mail: ramos@casadaleitura.org 


Fernanda Leopoldina
Parente Viana

(Porto, 1955)
 
 
É psicóloga, doutorada em Psicologia Escolar pela Universidade do Minho, em 1998, sendo actualmente Professora Associada, de nomeação definitiva, no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. Para além de diversos artigos no domínio da avaliação da linguagem e da aprendizagem da leitura, é autora das seguintes obras: «T.I.C.L. – Teste de Identificação de Competências Linguísticas» (Edipsico, 2004); com Teixeira. M. M. «Leitura: da aprendizagem informal à aprendizagem formal» (Asa, 2002); «Da linguagem oral à leitura. Construção e validação do Teste de Identificação de Competências Linguísticas» (Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para a Ciência e Tecnologia, 2002); Melhor Falar para Melhor Ler: Um programa de Desenvolvimento de Competências Linguísticas (4-6 anos)» (CESC/Instituto de Estudos da Criança 2001). Tem participado e coordenado projectos de investigação nos domínios da linguagem e da leitura. É ainda membro da Comissão Nacional de Acompanhamento do PNEP – Programa Nacional para o Ensino do Português – 1º Ciclo.

E-mail: viana@casadaleitura.org 


João Paulo Cotrim

(Lisboa, 1965)
 
 
É assessor do Centro Cultural de Belém.
Guionista para filmes de animação («Algo importante», com João Fazenda; «Um degrau pode ser um mundo», com Daniel Lima; «Diário de Uma Inspectora do Livro dos Recordes», com Tiago Albuquerque) e autor de , entre outros, «André Carrilho – O Rosto do Alpinista», Assírio & Alvim, 2007 (ensaio); «Salazar – Agora, na Hora da Sua Morte», com Miguel Rocha, Parceria A. M. Pereira, 2006 (bd); «Stuart – A Rua e o Riso», Assírio & Alvim, 2006 (ensaio); «Tango», com ilustrações de Murai Toyonobu e fotografias de Rafael Navarro, Afrontamento, 2005 (ficção); «Fotobiografia de Rafael Bordalo Pinheiro», Assírio & Alvim, 2005 (ensaio); «Travessa do Calado», Novo Imbondeiro, 2003 (ficção); «Nós Somos os Mouros», com vários autores, Assírio e Alvim, 2003 (bd); «À Esquina», com Pedro Burgos, Campo das Letras, 2003 (bd).
Escreveu, ainda para a infância, entre outros, «A História Secreta de Pedro e o Lobo», com João Fazenda, Assírio & Alvim, 2007; «A Árvore que dava olhos», com Maria Keil, Calendário, 2007; «Canção da Onda, da Rocha e da Nuvem», com Tiago Manuel, Afrontamento, 2005; «Viagem no Branco», com Miguel Rocha, Afrontamento, 2004; «O Homem Bestial», com Maria João Worm, Afrontamento, 2004; «História de um Segredo», com André Letria, Afrontamento, 2003.

E-mail: cotrim@casadaleitura.org 


Mariana Sim-Sim David

(Lisboa, 1985)

  
É licenciada em Ciências da Comunicação, variante de Jornalismo, pela
Universidade Nova de Lisboa, tendo colaborado com algumas editoras e
publicações em trabalhos de escrita, tradução, revisão e produção de
conteúdos online.

E-mail: marianasim@casadaleitura.org 


Sara Reis da Silva

(Ílhavo, 1972)
 
 
Sara Reis da Silva é professora auxiliar na Universidade do Minho (Instituto de Estudos da Criança). É doutorada em Literatura para a Infância pela Universidade do Minho. Desenvolve a sua docência e a sua investigação na área dos estudos literários e, em particular, da literatura de potencial recepção infanto-juvenil. É membro do projecto de investigação «Literatura Infantil e Educação para a Literacia» do Centro de Investigação em Literacia e Bem-Estar da Criança (LIBEC-UM). Integra a equipa responsável pelo projecto Gulbenkian – Casa da Leitura (http://www.casadaleitura.org/). É investigadora da Rede Temática «Las literaturas infantiles y juveniles del marco ibérico. Su influencia en la formacion literaria y lectora». Tem apresentado diversas comunicações em colóquios e congressos nacionais e internacionais. É autora de artigos/ensaios e recensões no referido âmbito investigativo. Publicou, em 2002, A Identidade Ibérica em Miguel Torga (Principia) e, em 2005, Dez Réis de Gente… e de Livros. Notas sobre literatura infantil (Caminho). É colaboradora permanente da revista Malasartes [Cadernos de Literatura para a Infância e Juventude].

E-mail: silva@casadaleitura.org 

Laboratórios
 


Cristina Taquelim

(Lagos, 1964)
 
 
É mediadora de leitura na Biblioteca Municipal de Beja José Saramago , instituição em que trabalha desde 1990 coordenando o Serviço de Infância. É licenciada em Psicologia Educacional e Pós-Graduada em Ciências Documentais. Tem apresentado diversas comunicações em colóquios e congressos e dinamizado acções de formação para outros mediadores – bibliotecários, técnicos de bibliotecas e docentes. Desenvolve ainda actividade enquanto narradora e nessa qualidade tem participado em diversos encontros em Portugal, Brasil, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Espanha.

E-mail: taquelim@casadaleitura.org 
Colaboradores


 
 
Luísa Santos
Casa da Leitura | E-mail: lusantos@casadaleitura.org
 
Carina Rodrigues
Recensões
 
Gabriela Sotto Mayor
Recensões
 
Maria Madalena Marcos Carlos Teixeira da Silva
Recensões
 
In Folio Design
Paginação de documentos e tratamento de imagens
 
Responsável
pela concepção
do projecto


 
 
António Prole
Coordenador entre Outubro 2005 e Março de 2009 
  
Design


 
 
Santa [Comunicação]
 
 
Miguel Corte Real | Direcção criativa | Direcção de arte
Fernandina Fernando | Design
Jorge Macedo | Ilustração | Animação
João Dias | Ilustração | Animação
    
Engenharia


 
 
Magnete-Tech :: http://www.magnete-tech.com/
 
     
Nuno Marques
| Direcção de projecto
Afonso Serralha | Coordenação de desenvolvimento
   
 
E-mail: engenharia@casadaleitura.org 
    
 
Pesquisa Global

Leia antes de usar
Quem somos
Perguntas Freq.
Glossário
Mapa do sítio
Links
 
2007 © Fundação Calouste Gulbenkian : contacto    |    Engineered by Magnete    |    Design Santa Comunicação