Glossário 
 
 
 
   
   
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Leitores autónomos
Crianças ou jovens que conseguem ler e compreender, voluntariamente e sem dificuldades, qualquer tipo de texto (informativo, poético, literário, ensaístico), sendo ainda capazes de sobre ele emitir um juízo crítico ou confrontá-lo com a sua experiência.
Leitores iniciais
Crianças com pouca experiência de leitura, que não lêem automaticamente. Daí precisarem de textos com frases curtas e pouco complexas. Carecem ainda muito da presença afectiva do mediador, quer para auxiliar na leitura e compreensão, como para associarem leitura à fruição de prazer.
Leitores medianos
Crianças ou jovens que conseguem ler e compreender, com alguma facilidade, textos de extensão e complexidade correspondentes à faixa etária e escolar em que se encontram.
Lenda
Narrativas que articulam uma dimensão histórica (real) com uma maravilhosa, muitas vezes associadas à explicação simbólica ou fantástica de um acontecimento real.
Léxico interno
Conceito utilizado para nos referirmos ao conhecimento que um falante tem sobre as palavras da sua língua.
Léxico mental
A expressão é usada para nos referirmos ao conhecimento que temos sobre as palavras, como se pronunciam (representações fonológicas), o que significam (representações semânticas), como se escrevem (representações ortográficas).
Pesquisa Global

Leia antes de usar
Quem somos
Perguntas Freq.
Glossário
Mapa do sítio
Links
 
2007 © Fundação Calouste Gulbenkian : contacto    |    Engineered by Magnete    |    Design Santa Comunicação