Orientações teóricas 
 
 
 
   



Caracterização dos comportamentos interactivos mãe-criança em situação de leitura conjunta
Carla Peixoto, Teresa Leal

Buscando «caracterizar padrões de comportamentos interactivos mãe-criança em situação de leitura conjunta de livros», este estudo teve como amostra «52 díades constituídas por mães de diferentes níveis educativos e respectivos filhos a frequentar o último ano de educação pré-escolar» e usou como instrumento de avaliação o Adult Child Interactive Reading Inventory (ACIRI; DeBruin-Parecki, 2007).

Áreas Temáticas:  Leitura, Promoção da leitura em contexto familiar

Texto e Imagem: Um mais Um igual a Outro
Adriana Baptista

Artigo que se debruça sobre as competências multimodais, a sua crescente importância e a promoção das mesmas, procurando defender «as vantagens da utilização articulada de material verbal e pictural em determinados contextos», argumento que é reforçado com o recurso ao exemplo da Literatura Infantil.

Áreas Temáticas:  Ensino e aprendizagem, Literatura para a infância e a juventude, Novas Tecnologias, Competências multimodais

Teste de Avaliação da Fluência e Precisão da Leitura «O Rei»
Anabela de Oliveira Duarte da Cruz Carvalho, Marcelino Arménio Martins Pereira

Resultante de um projecto de investigação para uma dissertação de mestrado, o Teste de Leitura «O Rei» (Carvalho, 2008) é «um instrumento de medida do desempenho da leitura, utilizável em contexto de avaliação psicológica junto de crianças em idade escolar». O teste é aqui apresentado, bem como o resultado da sua aplicação a um grupo de crianças em idade escolar.

Áreas Temáticas:  Dificuldades de Aprendizagem, Leitura

Pesquisa Global

Leia antes de usar
Quem somos
Perguntas Freq.
Glossário
Mapa do sítio
Links
 
2007 © Fundação Calouste Gulbenkian : contacto    |    Engineered by Magnete    |    Design Santa Comunicação