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COMENTÁRIO
 

Esta narrativa, seguindo a estrutura actancial do texto tradicional – uma situação inicial, um conjunto de peripécias, um ponto culminante e um desenlace positivo –, subverte, porém, alguns dos padrões da tradição literária, quer ao nível das personagens, quer ao nível da diegese, um aspecto visivelmente reiterado pela inovadora e dominante componente pictórica. As coloridas ilustrações, que são inauguradas desde a guarda inicial (refira-se que esta, bem como a guarda final, ilustradas de forma distinta, possibilitam, à partida, um conhecimento da personalidade dos protagonistas e, ainda, de alguma coisa da própria acção), ocupam páginas duplas recriando e expandindo expressivamente os sentidos da componente linguística. O recurso a estratégias da escrita experimental e concreta e, por exemplo, da banda desenhada (pela presença de balões de fala), aliadas à inclusão de segmentos verbais paralelos ao texto principal, no interior das ilustrações, oferecem caminhos de leitura plurais e convidam a um animado processo de descodificação. | Sara Reis da Silva
   
 
   
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