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Autorizando o desnível narrativo (evidenciado ao nível textual e ilustrativo) entre a recriação ficcional da ilustradora-protagonista e o mundo que humaniza e permite as aventuras do pequeno Tobias, Tobias e o Leão suscita uma ambiguidade acrescida, obrigando o leitor – e até mesmo o próprio contador – à auto-reflexão, provocando sensações de vertigem, em resultado dos saltos realizados. Numa harmoniosa combinação pictórico-verbal, o universo circense serve de contexto a uma aventura palpitante – criada pela protagonista – entre Tobias e um leão, em que os espaços-tempos das narrativas se (con)fundem e impedem a percepção leitora da sua transição. Ainda do ponto de vista estilístico, as abundantes sugestões de mise en abyme e o recurso a uma estrutura paralelística, que explora uma série de contrastes e repetições aos níveis textual e pictórico, fomentam na criança diferentes formas de olhar e convidam ao jogo intertextual. Destaque-se, ainda, o episódio que encerra a diegese, em que o discurso, a comunicar uma certa previsibilidade, antecede uma componente iconográfica particularmente sugestiva e humorística, resultante da fusão dos dois «mundos» em que actuaram respectivamente cada um dos protagonistas, e que confirma a liberdade e o experimentalismo do acto criador de Manuela Bacelar. | Carina Rodrigues


Título Tobias e o Leão | Autor(es) Manuela Bacelar, Manuela Bacelar (Ilustrador) | Tipo de documento Livro | Editora Porto Editora | Local Porto | Data de edição 1990 | Área Temática Infância, Humor, Imaginação |
   
 
 
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